A PRIMEIRA NOVELA



“Parece que foi ontem, mas lá se vão trinta anos...”, eu que o diga. Minha mãe assistia a mais um capítulo de Locomotivas, quando sentiu as primeiras dores do parto. Era por volta de sete e meia da noite - eu só viria a nascer às 9h da manhã seguinte. Nesse meio tempo, entre gemidos, gritos e mordidas no travesseiro, minha mãe assistia à novela, até que alguém chegasse pra socorrer. Não havia telefone em casa e a vizinhança mais próxima ficava a quase 1km. Ainda mais distante, meu pai não fazia a menor ideia da minha quase existência. Eu e mamãe estávamos sós. E a dor foi tanta que ela desmaiou, sendo encontrada ao final do capítulo, quando uma vizinha resolveu “aparecer" pra comentar as cenas.

Fui salvo por uma novela e uma vizinha noveleira. De acordo com os médicos, se mamãe tivesse permanecido inconsciente por mais alguns instantes, o meu cérebro teria sido gravemente afetado!

A novela que salvou a minha vida foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, e foi ao ar de 1º de março a 12 de setembro de 1977, pela Rede Globo. Era a primeira novela inteiramente a cores a ser exibida no horário das sete e também a primeira a adotar a prática da reprise do último capítulo no sábado. O sucesso de audiência foi tão grande, que a Rede Tupi mudou o horário de sua novela, reconhecendo a derrota, através de um anúncio publicado nos jornais de 14 de agosto daquele ano: “A Rede Tupi mudou o horário de Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Locomotivas”. A novela tornou-se uma febre entre os jovens da época. Minha mãe, de 17 anos, tinha os cabelos iguaizinhos aos da personagem de Lucélia Santos, assim como boa parte das adolescentes brasileiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).