O BOM VILÃO

"Importante, hoje, é se conectar com a sua coragem de inovar, que está em segundo plano. Ao fazer isso, você irá recuperar também a inspiração e a força pra seguir adiante. Encontrará forças desconhecidas dentro de si. Família e passado estão em destaque. Decisões e finalizações, tenha fé."

Esse é o meu planejamento astral de hoje - são 11:10 de uma manhã de sábado, em Fortaleza. O sol ferve lá fora e eu esquento os motores aqui dentro diante do computador.

Cansei de Paraíso Tropical. Troca de gêmeas? Sim. O duplo é uma tema recorrente no gênero, vide Janete Clair que não me deixa mentir, mas daí à farsa tramada pela gêmea má da vez, vivida por Alessandra Negrine, que também faz às vezes de boazinha, existem alguns capítulos de diferença.

O segredo de um bom vilão(ã), é que ele(a), deve nos revelar "boas razões" para agir daquela forma, ou seja, temos que compartilhar o seu drama, tentando entender suas motivações, seus porquês, assim é que o "bom" vilão consegue nos cativar, fazendo-nos por vezes torçer por eles, mesmo sendo quem são.

Bia Falcão, Nazaré Tedesco, Odete Roittman, Maria de Fátima e Fernanda, estão por aí e não me deixam mentir. Mas a Thaíxxx de Paraíso Tropical parece não ter motivações maiores do que o dinheiro, e isso é pouco, ela precisava de mais, um pouco mais. Sentir ódio da irmã ou inveja. Ela poderia ter se apaixonado pelo Daniel, aí sim, teria um bom motivo, ela estaria lutando por esse amor e estaríamos acompanhando o drama de duas irmãs disputando o coração de um mesmo homem. Um enredo comum o bastante, porém fascinante.

Reparem neste vídeo o olhar de Fernanda. A novela era Selva de Pedra. O ano, 1972. Isso sim é Motivação.

Nenhum comentário: