PLAYMOBIL




Morreu na sexta-feira aos 79 anos de idade, o desenhista industrial alemão Hans Beck, "pai" do Playmobil. Nascido em 1929, no estado alemão da Turingia (centro do país), Beck começou a trabalhar na Geobra (fabricante do boneco) em 1958, concentrado inicialmente em maquetes de aviões, maquinaria e veículos industriais.

Treze anos depois, a empresa transferiu-o ao departamento de loja de brinquedos, com a missão de desenvolver uma nova linha de produtos para meninos, de automóveis a modelos humanos. Sua primeira criação media 7,5 centímetros e movimentava braços e pernas. Daí surgiu a ideia de transformar esse protótipo em uma criatura versátil, com a capacidade de se adaptar a qualquer situação. Seus modelos iniciais eram projetados para meninos de até quatro anos, mas, rapidamente, os bonecos Playmobil deixaram de ser um produto exclusivamente infantil para conquistar até colecionadores adultos de todo o planeta. Hoje, a Geobra emprega 3 mil empregados, e exporta seus bonecos a 70 países dos cinco continentes.

Eu não lembro exatamente de quando ganhei o meu primeiro playmobil, mas foram os meus "neguinhos", como eu costumava chamar os bonecos, que despertaram em mim o desejo de contar histórias - juntamente com as novelas -, são eles, portanto, os precursores deste blog! Aqui fica registrada a minha homenagem. Muito obrigado, Hans Beck!

Nenhum comentário: